top of page
Buscar

Existe ciência na beleza? Entenda como a pesquisa científica transforma o setor

BELEZA, CIÊNCIA NA BELEZA, PESQUISA CIENTÍFICA, INOVAÇÃO EM BELEZA

06 de Agosto de 2025


A ciência está por trás de cada etapa da atuação profissional
A ciência está por trás de cada etapa da atuação profissional

ree

Por Camila Santos

Pesquisadora científica em Práticas de Beleza


Existe ciência na área da beleza?


Sim, felizmente. Talvez ela só não tenha sido apresentada para você - até agora.



O que é ciência na beleza?


Por muito tempo o conhecimento na beleza foi baseado em tradições, práticas empíricas e no famoso "funciona porque sempre foi assim". Mas, com o aumento da complexidade dos produtos, técnicas e expectativas dos clientes, a ciência se torna essencial para garantir segurança, eficácia e ética. E ela nunca foi tão necessária quanto nos dias atuais: cenários de desinformação, incertezas, intercorrências, produtos falsificados, técnicas não embasadas, etc.


A ciência é o caminho que usamos para entender como funcionam os procedimentos, cosméticos, equipamentos e os riscos envolvidos em cada prática de beleza, assim como, entender e melhorar o negócio, a jornada de trabalho e o ambiente. Ela é baseada em observações, testes, análises, revisões e evidências confiáveis.


E, o mais importante: ciência não é opinião. É apresentar dados, provas e explicações racionais.



Áreas onde a ciência é aplicada na beleza


Abaixo detalhamos como diferentes áreas do conhecimento científico contribuem diretamente para o setor da beleza:


Infográfico que mostra as áreas da beleza onde ciência é aplicada: ciência básica, cosméticos e equipamentos, negócios, saúde e segurança, ergonomia e design e psicologia e neurociência
Infográfico que mostra as áreas da beleza onde ciência é aplicada: educação e formação, sociologia, direito e ética, sustentabilidade, tecnologia e inovação e regulamentações
Áreas da beleza onde a ciência é aplicada e alguns exemplos. Desde o estudo dos tecidos e estruturas humanas e suas interações, até nas relações de trabalho, negócio e ambiente, a ciência pode ser aplicada para melhorar a área da beleza como um todo, até na criação de novas tecnologias. (Imagem própria: Banco de imagens Compartis.be)

Como acessar conhecimento científico na sua prática?


Você não precisa ser pesquisador para aplicar ciência na sua rotina profissional. Basta saber onde buscar, como interpretar e com quem contar.


A ciência está em tudo: na fórmula do seu shampoo, no formato da sua escova, na luz do seu salão, no posicionamento do seu lavatório, na forma como você se comunica com seu cliente e até no motivo pelo qual ele procura seus serviços.


A diferença é que, agora, você pode acessar esse conhecimento com a Compartis.be. Nossa missão é traduzir o conhecimento científico em conteúdos claros, acessíveis e aplicáveis para quem vive a área da beleza todos os dias.



Resumo: como a ciência transforma a área da beleza

  • A ciência aumenta a segurança e a eficácia dos procedimentos.

  • Ela ajuda a prevenir riscos e promove decisões mais conscientes.

  • Atua em diversas áreas, contribuindo de forma integrada para a evolução do setor como um todo.

  • Profissionais que usam ciência se destacam no mercado e protegem seus clientes.

  • A Compartis.be conecta você a tudo isso!

Quer ir além? Conheça nossos serviços!


Se você quer usar a ciência para se destacar, proteger sua carreira e oferecer o melhor para seus clientes, a Compartis.be está aqui para te apoiar.


 
 
 

Comentários


bottom of page